segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sorteio Livro "Alfabetização dos alunos das classes populares" - Resultado

Oi pessoal.
Como prometido hoje vim divulgar o resultado do primeiro sorteio do blog.
Antes quero agradecer a participação e o carinho de todos.  E, para quem não ganho não fique triste, em breve teremos outros sorteios.
Beijos a todos.

E a ganhadora foi a Luanna F. Milanez.
Parabéns Luanna e obrigada por sua participação, caso não receba meu e-mail em 24 horas entre em contato comigo pelo e-mail  patyerudio@hotmail.com  para que possa receber seu exemplar do livro.

sábado, 29 de outubro de 2011

Que tal uma roda de leitura para o dia da consciência negra?







Uma boa ideia de atividade para a semana da consciência negra é realizar uma simples roda de leitura, para ficar diferente recomendo mudar o local, se está habituado a fazer esta atividade em sala, mude para a biblioteca, pátio, jardim, ou qualquer outro espaço agradável que sua escola disponha.
Sugiro o livro Tanto, tanto!  de Trish Cooke. Il. Helen Oxenbury. Com tradução de Ruth Sales, editora Ática.
O livro é de ficção realista, narra uma tarde de uma família afro-ingleses.
O texto explora ritmo de linguagem, e é curto com vocabulário que faz parte do cotidiano das crianças.
É um belissímo livro e para quem quiser utilizar, tenho certeza que terá uma ótima roda de leitura.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Planejamento: Por quê? e Como fazer?

Olá pessoal.
O final do ano está chegando. Encerramos os projetos, preparamos as apresentações de natal, as feiras e mostras culturais, os eventos finais e só pensamos em férias, afinal todos nós merecemos um descanso depois de tanto trabalho e muitos desafios. Mas logo já começamos a pensar no planejamento para o próximo ano.
O planejamento faz parte da vida do ser humano, pois quando vamos ao mercado fazer compras planejamos antes, ao fazer a lista de compras, verificar o que temos em casa e o que precisa comprar e etc. Isso é planejamento, na Educação, eu considero o planejamento como uma das mais importantes ferramentas para o trabalho docente.
O planejamento permite nortear e organizar, além de facilitar o trabalho do professor.
Separei este vídeo, que é muito interessante e explica o planejamento de uma forma simples e objetiva.
 Espero que gostem. Bjss e até mais.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Texto para trabalhar consciência negra com as crianças.

Para crianças...



Consciência Negra: o que é isso afinal?
Esta data deve servir para pensar, compreender e valorizar a riqueza cultural dos negros no Brasil.
É a história de um menino, Zumbi. Ele era negro, filho de escravos, mas nasceu livre, lá no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Pernambuco. Quilombos eram lugares dentro da mata para onde os escravos fugiam, para se refugiar do cativeiro e dos maus tratos das senzalas. Existiam muitos no Brasil e lá os escravos viviam livres, em comunidades onde faziam valer suas próprias regras. Porém, o refúgio era sempre atacado, pois os donos dos cativos os queriam de volta para trabalharem em suas terras. Foi num desses ataques que Zumbi foi capturado e levado para ser criado por um padre na cidade.

Quando cresceu, fugiu e retornou a Palmares para cumprir sua missão: lutar pela liberdade! Essa é a história que consta em arquivos portugueses. Hoje, Zumbi é conhecido na história como líder de Palmares, um guerreiro que esteve à frente de vários combates contra escravidão e pela liberdade. Numa dessas batalhas ele foi morto, em 20 de novembro de 1695.
Epa! Essa data te lembra alguma coisa? Pois é, ela foi escolhida em 1971, pelo poeta Oliveira Silveira e por um grupo de estudiosos composto por pessoas negras, que se reuniam em Porto Alegre, o Grupo Palmares. “Essa idéia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional para o dia da Consciência Negra. Esta história não pode ser esquecida”, conta Flávio dos Santos Gomes, escritor e professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Você agora pode estar se perguntando: mas e o 13 de maio de 1888? Não é essa a data em que foi decretado o fim da escravidão no Brasil? Para muitos, apesar de ser importante para nossa História, essa data não mudou a realidade dos negros. Os escravos libertos e seus descendentes não eram tratados igualmente depois da abolição da escravatura e, até hoje, a luta pela igualdade racial continua. Por isso, uma nova data, mais representativa, foi escolhida. “O nome já diz: ‘consciência e protesto’ para a situação de exclusão sócio-econômica da população negra no Brasil passados 117 anos do fim jurídico do sistema escravista”, afirma o professor Flávio dos Santos Gomes.

Por isso, dia 20 de novembro é um dia de liberdade para os corações de todos os brasileiros. Dia de refletir e conversar sobre a igualdade de direitos entre as pessoas, homens ou mulheres, negros ou brancos. Que tal refletir um pouco sobre isso?

Cathia Abreu
Ciência Hoje das Crianças
23/11/2005

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Receita de Tapioca

Dia 20 de novembro está chegando e a maioria das escolas realizam um trabalho sobre o dia da Consciência negra, pensando nisso resolvi sugerir a vocês receitas  típicas da cultura africana, que são ótimas para trabalhar este tema com as crianças, além de garantir a diversão da turma.
Espero que apreciem. Um beijo e até mais.



Tapioca

Ingredientes:

Massa

  • 1/2kg de farinha para tapioca (bijou)
  • Água o suficiente para dar o ponto
  • Sal a gosto

Modo de fazer:

Numa tigela, coloque o polvilho e vá adicionando a água até cobrir e ficar dois dedos acima. Deixe de um dia para o outro. Retire toda a água com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso. Vai ficar parecendo um bloco.
Esfarele essa massa com as mãos. Passe pela peneira e acrescente o sal.
Numa frigieira anti-aderente, modele a tapioca como uma paqueca. Quando estiver pronta, a massa estará unida. Não deixe escurecer. Vire rapidamente e deixe secar do outro lado. Deve ser retirada do fogo ainda branquinha.

Recheie a gosto.

O recheio pode ser feito com calabresa, queijo e goiabada, coco ralado e leite condensado, doce de leite, o que você quiser.

Cuscuz

Ingredientes:

  • 500 g de milharina
  • 300 ml de água temperada com sal
  • 100 g de coco fresco ralado

  • Modo de preparo:

    Numa tigela, hidrate a milharina em água temperada com sal. Misture com as mãos até formar uma farofa úmida.
    Transfira para uma cuscuzeira ou fôrma de pudim com furinhos. Tenha o cuidado de não apertar a massa. Leve em banho-maria por 20 minutos.


    domingo, 23 de outubro de 2011

    Gigantes de aço

    Olá pessoal.
    Hoje eu vim indicar um filme que assisti recentemente, Gigantes de aço, a princípio achei que se tratava apenas de um filme com muita ação e ficção científica. Porém fui surpreendida, o filme tem sim, ação e um pouco de ficção, mas aborda de forma profunda relacionamentos humanos, especificamente entre pai e filho. É um ótimo filme para ser utilizado ou indicado em reuniões pedagógicas e HTPC, a partir dele é possível tratar de assuntos como relação entre pais e filhos, estrutura familiar, valores, sentimentos entre tantos outros.
    Vale a pena dar uma conferida.



    Beijos e bom finalzinho de domingo a todos.

    sábado, 22 de outubro de 2011

    Desenho surpresa com música

    Olá pessoal.
    Esta  é mais uma sugestão de atividades para Educação Infantil ou até mesmo com as crianças maiores em aulas de arte. É só usar a imaginação e adaptar a atividade à sua turma e sucesso!

    Materiais necessários:

    Papel sulfite;
    Giz de cera ou lápis de cor;
    Música suave.

    Preparação:

    Selecionar uma música suave e escutá-la previamente com as crianças. Realizar movimentos com as mãos e com o corpo, acompanhando o ritmo da música,
    Deitar e escutar a música de olhos fechados. Depois, em grupo, contar o que sentiu e imaginou ao ouvir a música.

    Atividade:

    Orientar as crianças para que fechem os olhos e sinta com as mãos o papel, seu tamanho, formato,
    Escolher um lápis e fechar os olhos, realizar movimentos com o lápis no papel de acordo com o ritmo da música,
    Quando a música terminar, abrir os olhos e observar o desenho,
    Pode-se tentar visualizar e pintar alguma forma ou algum objeto nos traços realizados ou somente pintar os espaços formados,
    Em gurmpo, conversar sobre os desenhos.

    quarta-feira, 19 de outubro de 2011

    Modelo de semanário

    Este é um modelo de semanário que foi aplicado com crianças de 3 anos. O modelo segue uma linha pedagógica Freiriana, por isso possui tema central, para  que a aula possa ser norteada a partir de um eixo central.
    Este post é oferecido especialmente para minha amiga Débora. Bjss.




    Segunda feira
    Terça feira
    Quarta feira
    Quinta feira
    Sexta feira
    Tema: Música
    Tema: Cores
    Tema: Clássicos
    Tema: Recorte
    Tema:  Colagem
    Objetivo: desenvolver percepção auditiva, ritmo e atenção.
    Objetivo: desenvolver percepção visual, conhecer cores, desenvolver coordenação motora
    Objetivo:  desenvolver o hábito de ouvir histórias, desenvolver a atenção, conhecer clássicos
    Objetivo:  habituar-se ao uso de tesoura
    Objetivo: desenvolver coordenação motora e percepção visual, fortalecer o tônus muscular
    Conteúdo: socialização, percepção auditiva, ritmo e coordenação motora
    Conteúdo: Coordenação motora fina, percepção visual
    Conteúdo:
    Socialização, atenção, literatura infantil
    Conteúdo: Coordenação motora, autonomia, autoconfiança
    Conteúdo: Coordenação motora, autonomia e autoconfiança
     Procedimento: Roda de conversa, apresentação de instrumento musical, ouvir cd com músicas variadas, acompanhar com palmas e fazerum desenho surpresa. 
    Procedimento: Roda de conversa, picar papéis com as mãos e realizar colagem com a ajuda de um pincel
    Procedimento: Roda de conversa, Leitura de história clássica, (Branca de Neve...), confecção de um painel sobre a história usando figuras.
    Procedimento:
    Roda de conversa, Recortar figuras de revistas com tesoura, colar as figuras.
    Procedimento: Roda de conversa, colagem com materiais diferentes, propor que as crianças escolham o material que quiser.
    Material necessário: rádio, cd, sulfite, lápis de cor, venda para os olhos, instrumento musical
    Material necessário: cartolina, folhas de revista, cola branca e pincel
    Material necessário:  Papel Kraft para fundo do painel, figuras da história, cola, pequenos textos sobre a história.
    Material necessário: Revistas, sulfite, tesoura, cola
    Material necessário: papeis diversos, retalhos de Eva, de pano, palito de sorvete  e etc., cola .





    segunda-feira, 17 de outubro de 2011

    Sorteio

    Olá pessoal.
    Hoje vim falar de um sorteio que será realizado aqui no blog.
    O sorteio começa  dia 18/10/2011 e termina no dia 31/10/2011, o resultado será divulgado no dia seguinte.
    O prêmio é um exemplar do livro: " Alfabetização dos alunos  das classes populares" de Regina Leite Garcia. da Editora Cortez. O livro trata das dificuldades de alfabetização e é muito interessante para quem trabalha com esta fase do ensino.



    Para participar não precisa seguir e nem divulgar o blog,  basta preencher  o formulário abaixo e boa sorte!

    Clique em participar do Sorteio, logo abaixo para preencher o formulário.



    Clique aqui para preencher o formulário

    domingo, 16 de outubro de 2011

    Classificando cores

    Oi gente, neste domingão de chuva resolvi sugerir uma atividade que trabalha cores, para a Educação Infantil.
    Materiais necessários:
    4 caixas de papelão
    Papel ou caneta hidrocor nas cores azul, amarela, verde e vermelha
    Objetos e brinquedos da sala de aula

    PREPARAÇÃO:
    Fazer o seguinte jogo: dividir a sala em grupos, dando a tarefa de cada um procurar objetos de uma determinada cor (azul, amarelo, verde e vermelho) e colocá-los nas respectivas caixas. O grupo que trouxer mais objetos ganha o jogo.
    Aproveitar para trabalhar quantificação: quantas crianças em cada grupo, quantos objetos em cada caixa e quantos no total.
    Após classificarem os objetos pela cor, trabalhar com uma caixa de sequência (um trenzinho), começando pelo mais escuro até chegar ao mais claro e vice-versa.

    VARIAÇÕES:
    Recortar em papel formas geométricas de uma mesma cor, mas de diferentes tonalidades, ordenando-as da mais clara à mais escura e vice-versa.
    Observar variações de tons nos lápis de cor e no giz de cera.
    Brincar de "Elefante colorido".

    Esta atividade pode e deve ser adaptada a turma na qual será aplicada, com crianças muito pequenas, por exemplo, trabalho em grupo não funciona.
    Usem a criatividade e boa aula.

    sexta-feira, 14 de outubro de 2011

    Educação Musical

    A Educação musical pode ser um forte instrumento pedagógico para as escolas, o ensino de música pode ajudar na concentração das crianças, no aprendizado de matemática, além de trabalhar de forma indireta outros componentes curriculares que ajudarão as crianças no cotidiano escolar.


    Apresentando violino para alunos da Educação infantil
    Em 2008, foi aprovada pelo senado a lei 1.769, que determina a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas públicas e privadas brasileiras.
    Cada escola deve se adequar à sua realidade para inserir o ensino de música, algumas colocam a disciplina junto com as aulas de artes, outras contratam profissionais especializados para ministrar as aulas de música, enquanto em outras um pedagogo apenas coloca um cd e ouvem para a realização das aulas de música.
    A escola não precisa investir muito para oferecer aulas de música de qualidade, é necessário um bom profissional e um espaço, os instrumentos podem ser construídos com sucata ou comprados aos poucos, a maioria dos professores de música trabalham com seus instrumentos próprio, sendo necessário apenas material para os alunos.
    É importante salientar que o ensino de música nas escolas é um avanço na Educação, nos países de primeiro mundo a música nunca deixou de ser obrigatória no curriculo.
    Vale a pena investir um pouco, fazer algumas adaptações e com a ajuda de um bom profissional oferecer boas aulas de música.

    segunda-feira, 10 de outubro de 2011

    Dia dos professores

    Olá.
    O dia dos professores está chegando e não podemos de deixar de  homenagear estes profissionais tão guerreiros que batalham todos os dias e enfrentam diversos obstáculos para realizar seu trabalho com muito amor e dedicação.
    Para você que é coordenadora pedagógica ou diretora não deixe de homenagear a sua equipe. Faça uma reunião diferente, prepare um cartão, uma lembrancinha, fixe uma mensagem num mural ou na sala dos professores, este tipo de coisa acaba incentivando os profissionais e deixando-os mais motivados.
    Eu separei algumas sugestões:



    Trago-te um recado de muita gente.
    Houve gente que praticou uma boa ação,
    Manda dizer-te que foi porque
    Teu exemplo convenceu.
    Houve alguém que venceu na vida,
    E manda dizer-te que foi porque
    Tuas lições permaneceram
    E houve mais alguém que superou a dor,
    E manda dizer-te que foi a lembrança
    De tua coragem que ajudou.
    Por isso que és importante...
    O teu trabalho é o mais nobre,
    De ti nasce a razão e o progresso.
    A união e a harmonia de um povo!
    E agora... Sorria!!
    Esqueça o cansaço e a preocupação,
    Porque há muita gente pedindo a Deus
    Para que você seja muito Feliz!!!
    Parabéns pelo seu dia!!!!

    (autor desconhecido)







    A todos professores e professoras do nosso Brasil fica a minha admiração e o meu Parabéns!

    sexta-feira, 7 de outubro de 2011

    Rotina para Berçario

    A rotina na creche é muito importante, todos nós sabemos que ela permite a criança se adaptar ao novo ambiente e facilita no trabalho pedagógico.
    A rotina deve ser pensada para atender as necessidades dos pequenos e contemplar espaço para brincadeiras livres e dirigidas, momento de atividades, hora do sono, alimentação e higiêne. Para o berçário esta rotina deve ser flexível, assim se uma criança quiser dormir no momento em que estão ouvindo histórias, por exemplo, não há nada de mais.
    Outro ponto importante é que o cuidado e a Educação devem andar juntos, então a rotina deve contemplar ambos aspectos.
    Dicas que podem ajudar:
    - Planeje a rotina em cima de um diagnóstico da turma, assim ela será mais eficaz;
    - Os pais são nossos aliados, podem nos ajudar a conhecer melhor cada criança;
    - A rotina deve contemplar atividades que estimulem a criança de acordo com sua fase de desenvolvimento, usando os materiais mais diversos possíveis.


    Este é um modelo da rotina de um berçario de uma escola municipal:

    7:00 - Entrada
    7:30 - Café
    8:30 - Momento Livre ( as crianças ficam à vontade para brincar como quiserem)
      9:30 - Hidratação (tomam suco, água, mamadeira...)
    10:00 - História
    10:30 - Almoço
    11:30 - Trocas de fralda
    11:00 - Hora do sono
    13:00 - Lanche ( acordam e comem uma fruta)
    13:40 - Trocas de fralda
    14:30 - Pátio
    15:00 - Atividade
    15:30 - Hora do banho
    16:30 - Janta
    17:20 - Roda de música
    17: 45-Saída


    Este link  é da revista Nova Escola, achei um vídeo bem interessante.
    http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/video-educacao-infantil-rotina-aprendizagens-creche-604919.shtml

    Obs. Durante o decorrer do dia, é realizada algumas mudanças conforme a necessidade das crianças, de trocas de fralda, sede, fome e etc.
    Espero que tenha ajudado. Beijos e até mais.

    terça-feira, 4 de outubro de 2011

    Moldes em EVA

    Oi gente, tudo bem?
    Vim compartilhar com vocês uma promoção bem legal que está acontecendo no blog da Ana.
    Visite o blog dela e também ganhe sua pasta de moldes.

    segunda-feira, 3 de outubro de 2011

    Reunião de pais: como elaborar uma reunião agradável para todos.

    Olá pessoal.
    Hoje eu vim falar sobre algo muito importante no nosso trabalho docente, que é a Reunião de pais, esta pode se tornar uma ferramenta importante para aproximar os pais da instituição escolar, proporcionar oportunidade de conhecer e compreender melhor a família de nossos alunos e mostrar para os pais e responsáveis como é importante a aliança e escola e família.
    É interessante que sejam elaborados convites  para os pais, motivando-os a participarem da reunião, outro passo é definir se será uma reunião individual ou coletiva, isso depende dos assuntos a serem tratados, reuniões que tratam de assuntos mais específicos de cada turma requer a primeira opção, já para serem tratados de assuntos que envolvem toda a escola, podemos considerar a segunda opção.
    Aproveite a presença dos pais na escola para expor as atividades realizadas pelas crianças, este tipo de atitude valoriza o trabalho do educador e agrada os pais.
    Cuide para que o espaço físico seja arejado, limpo, que tenha lugar suficiente para todos se sentarem, deixe a disposição dos pais água, café e biscoitos, uma boa sugestão é que estes biscoitos sejam preparados pelas crianças nas aulas de culinária, assim os pais se sentirão mais acolhidos.
    Durante a reunião o educador deve:
    Ter tudo que for precisar à mão, para não interromper a reunião;
    Organizar a sala para que os pais possam conhecer os painéis, livros e textos que são utilizados pelas crianças;
    Controlar o tempo de forma discreta (o tempo pode gerar elogios e reclamações ao final do evento);
    Organizar todos os materiais que serão utilizados, os pais perceberão a organização por parte da escola;
    Enviar os relatórios aos pais com antecedência para que os mesmo leiam e venham com as dúvidas a serem sanadas e aproveitem melhor o tempo.
    Evite conversa sobre outros professores e alunos;
    Foque no desenvolvimento do aluno e na orientação dos pais quanto às dificuldades;
    Tenha em mente que a reunião de pais deve ser clara, objetiva e prazerosa.
    Planeje bem e terá uma ótima reunião de pais.