Atividade: Classificando cores
Materiais necessários: Caixas de sapato ou de papelão, encapadas nas cores azul, vermelho, amarelo e verde; vários objetos nas cores das caixas.
Procedimento: Espalhe os objetos coloridos pela sala e peça para que as crianças os guardem nas caixas, mas cada objeto deve ser colocado na caixa correspondente a sua cor.
Objetivo: conhecer e identificar cores, desenvolver noção de classificação, desenvolver noção de dentro e fora.
Terça- feira
Atividade: Trabalhando com poesia.
Materiais: cartolina, canetão, papel seda ou espelho, cola branca.
Procedimento: Leia a poesia para as crianças em uma roda de conversa, depois escreva a poesia na cartolina, distribua pedaços de papel seda e proponha que façam uma dobradura de flor para enfeitar o cartaz da poesia. Como a atividade está voltada para crianças pequenas sugiro que o professor faça a dobradura passo a passo com eles e auxilie quem tiver dificuldades. Depois cole as flores no cartaz.
Objetivo: Estimular o gosto pela leitura, proporcionar o contato com vários gêneros textuais, desenvolver coordenação motora fina.
Quarta-feira
Atividade: desenho sobre texturas
Materiais: folha de sulfite, giz de cera.
Procedimentos: Faça uma roda de conversa e fale com as crianças sobre os diversos tipos de texturas existentes ( áspero, liso e etc). Depois procure alguma superfície áspera ou com algum relevo, peça para que as crianças coloquem a folha em cima desta superfície e pinte com o giz de cera, para ver o desenho da superfície ser formado.
Objetivo: Estimular o sentido do tato, instigar a curiosidade em relação a texturas, desenvolver noção de áspero e liso, desenvolver percepção visual.
Quinta-feira
Atividade: Reprodução de obra de arte
Materiais: figura de obra de arte, pincel, tinta guache, papel canson.
Procedimentos: Mostre a figura de obra de arte para as crianças, depois fale sobre ela, comente sobre as cores, os traçados e etc. Então proponha que cada criança reproduza a obra apresentada utilizando os materiais citados acima.
Objetivo: Estimular a percepção visual
Sexta-feira:
Atividade: Quem é o fantasma
Materiais: Um lençol branco
Procedimentos: A turma deverá ser dividida em duas equipes, uma deverá ficar dentro da sala e a outra fora. As crianças que estiverem dentro da sala enviarão uma criança coberta com o lençol que será o fantasma, as crianças que estiverem fora da sala deverão adivinhar quem é o fantasma. Depois a turma que estiver fora envia um fantasma para quem está dentro da sala e assim por diante até que todos participem.
Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da percepção de forma.