Boa noite leitores.
Hoje trago um modelo de "cantinho da leitura", foi criado por minha amiga e parceira Professora Adélia. Com criatividade e pouco material ela provou que menos é mais.
O cantinho ficou bem aconchegante e as crianças amaram!
Ela usou TNT para fazer a cortina e o fundo, as letras são feitas de EVA, assim como as borboletas e o suporte para o livro na parte central, neste espaço ela expõe o livro que está sendo trabalhado com a turma. Do lado direito uma simpátic estante feita com caixas de papelão encapadas.
Muito talentosa. Parabéns Adélia!!!
quinta-feira, 27 de março de 2014
segunda-feira, 24 de março de 2014
Modelo de questionário para Projeto Identidade
Bom dia.
Este é o modelo do questionário que enviei para os pais dos meus alunos, sobre a escolha e origem do nome deles, os nomes que os pais não souberam o significado eu mesma pesquisei, depois o questionário e o significado do nome será anexado no livro "Esse sou eu " que estamos construído juntos.
Vou sentar com as crianças e mostrar os questionários e falar sobre o nome de cada um numa roda de conversa.
Este é o modelo do questionário que enviei para os pais dos meus alunos, sobre a escolha e origem do nome deles, os nomes que os pais não souberam o significado eu mesma pesquisei, depois o questionário e o significado do nome será anexado no livro "Esse sou eu " que estamos construído juntos.
Vou sentar com as crianças e mostrar os questionários e falar sobre o nome de cada um numa roda de conversa.
Projeto “Quem sou
eu?”
Papai e mamãe. Segue um questionário sobre a escolha do
nome do seu filho, responda para a realização de uma das atividades de
nosso projeto. Desde já agradecemos sua colaboração.
Meu nome é:__________________________________________
Quem escolheu
foi:_____________________________________
Ele significa:___________________________________________
|
domingo, 23 de março de 2014
Projeto Identidade
Olá queridos leitores.
Me desculpem pela ausência, é que em alguns momentos fica difícil conciliar a vida de professora de Educação Infantil, vida pessoal e ainda manter o blog atualizado.
Bom, vamos lá. Hoje vim compartilhar um projeto bem conhecido de todos nós: "Identidade", quem trabalha com criança usa muito este projeto, pois é algo que independente de projeto precisamos trabalhar com os pequenos.
Já postei um projeto sobre identidade aqui, mas este está atualizado, é o que vou usar este ano com minha turminha.
Espero que tenha ajudado e beijinhos.
Tema: Quem sou eu?
Faixa etária: 3 a 4 anos (maternal)
duração: 3 meses
Justificativa:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: "é uma marca de diferença entre pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal."
Construir identidad implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na educação infantil.
Autonomia, segundo o mesmo referencial curricular é " a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a prespectiva pessoal, bem como a prespectiva do outro."
Optamos por este projeto porque as crianças necessitam indentificarem-se como seres únicos, com corpo, háabitos e preferências próprias.
Objetivo:
Reconhecer-se como um ser social e criar meios de aquisição de conhecimentos de si mesmo e do mundo que a rodeia, a fim de possibilita a construção plena de sua identidade.
Desenvolvimento:
Conteúdos:
Fechamento:
Construção de uma árvore genealógica para a criança levar para a casa.
Materiais necessários:
Me desculpem pela ausência, é que em alguns momentos fica difícil conciliar a vida de professora de Educação Infantil, vida pessoal e ainda manter o blog atualizado.
Bom, vamos lá. Hoje vim compartilhar um projeto bem conhecido de todos nós: "Identidade", quem trabalha com criança usa muito este projeto, pois é algo que independente de projeto precisamos trabalhar com os pequenos.
Já postei um projeto sobre identidade aqui, mas este está atualizado, é o que vou usar este ano com minha turminha.
Espero que tenha ajudado e beijinhos.
Tema: Quem sou eu?
Faixa etária: 3 a 4 anos (maternal)
duração: 3 meses
Justificativa:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: "é uma marca de diferença entre pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal."
Construir identidad implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na educação infantil.
Autonomia, segundo o mesmo referencial curricular é " a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a prespectiva pessoal, bem como a prespectiva do outro."
Optamos por este projeto porque as crianças necessitam indentificarem-se como seres únicos, com corpo, háabitos e preferências próprias.
Objetivo:
Reconhecer-se como um ser social e criar meios de aquisição de conhecimentos de si mesmo e do mundo que a rodeia, a fim de possibilita a construção plena de sua identidade.
Desenvolvimento:
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Conhecer a história e o significado de seu nome;
- Ler diferentes tipos de textos;
- Organizar rotina;
- Montar painéis (fotos de quando era bebê e foto atual);
- Construir cartazes contendo a "minhas preferências);
- Desenvolver atividades lúdicas;
- Dramatizar histórias;
Conteúdos:
- Alto e baixo;
- Maior e menor;
- Noção espacial e temporal;
- Cuidados com o corpo;
- Orgãos dos sentidos;
- Limpeza e conservação do meio em que vivem;
- Árvore genealógica.
- Membros integrantes da família;
- Localização da moradia;
- Músicas que explorem os temas trabalhados;
- Jogos;
- Construção de livro "Esse sou eu".
Fechamento:
Construção de uma árvore genealógica para a criança levar para a casa.
Materiais necessários:
- Máquina fotográfica;
- giz de cera, lápis, pincéis, tintas e etc;
- papéis diversos;
- imagens diversificadas;
- fotos dos familiares e das crianças.
Assinar:
Postagens (Atom)